terça-feira, 1 de novembro de 2016

1899 - Letras Bancárias - Banco da República do Brasil

O documento bancário que tem como agentes o Banco da República do Brasil e a Cia. Petropolitana foi adquirido em leilão pela Associação Amigos do Museu de Valores e doado ao Museu de Valores para compor o seu acervo museológico.

A peça datada de 15 de maio de 1899 registra a liquidação de título(s) no valor de dez contos duzentos e cinquenta e um mil e cinquenta réis (Rs 10:251$050). Trata-se de um documento raro em razão do seu estado de conservação e do curto período de tempo em que o Banco da República do Brasil atuou como agente financeiro.
Letra Bancária do Banco da República do Brasil - 1899
Resultante da fusão do Banco do Brasil com o Banco da República dos Estados Unidos do Brasil, em 1892, o Banco da República do Brasil obteve todo apoio e aparato governamental e passou a ser o único emissor do nosso dinheiro até 1896.
Cédula emitida pelo Banco da Republica do Brazil, em 1892
A Companhia Petropolitana agente tomador do empréstimo foi inaugurada em 19 de setembro de 1873, por autorização do Imperador do Brasil, tornando a primeira indústria têxtil de Petrópolis. Atraiu grandes levas de trabalhadores imigrantes italianos àquele município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário