quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

ICOM RIO2013 - 23ª Conferência Internacional do ICOM



O Museu de Valores mantém relacionamento com instituições nacionais e internacionais, destacando-se a filiação ao Comitê Brasileiro do International Council of Museums (ICOM), órgão filiado à Unesco, que tem por objetivo “a pesquisa, dinamização e divulgação dos ensinamentos técnicos no campo da museologia e a proteção do patrimônio histórico e cultural dos museus” (http://icom.museum/). Trata-se de uma rede composta de cerca de 20.000 museus de todo o mundo, 30.000 especialistas e 171 comitês que tratam dos mais variados temas de cunho museológico.

No âmbito do ICOM, este Museu de Valores é membro do International Committee for Money and Banking Museums (Icomon), comitê dedicado a fóruns de discussão, troca de experiências e desenvolvimento da gestão dos museus numismáticos e monetários de todos os continentes, no qual muitos museus de bancos centrais se fazem representar.

Devido à escolha da cidade do Rio de Janeiro para sediar a 23ª Conferência Internacional do ICOM em 2013, sua representação brasileira (ICOM-BR), com o Ministério da Cultura (MinC) e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), preparam-se para receber cerca de 5.000 membros, no período de 10 a 17 de agosto de 20132013, sendo os dias 10 e 11 para a pré-conferência, e o período de 12 a 17 para a Conferência propriamente dita.

A Conferência do ICOM é um evento trianual, com duração de 5 dias, onde paralelamente seus comitês também se reúnem. Assim, o Museu de Valores do Banco Central, como é de praxe ao museu monetário anfitrião, deverá recepcionar o ICOMON Meeting 2013, com expectativa de cerca de 300 representantes de museus monetários estrangeiros.

O tema geral da Conferência do ICOM será “Memória e Criatividade: Museus para o Desenvolvimento Social”. Dentro dessa temática, o Museu de Valores propõe como tema central para a reunião do Icomon: “Educação Financeira no Museu Monetário – contribuição para o desenvolvimento social”.
Visite o site do ICOM Rio 2013: icomrio2013
Karla Santos de Sá

Um comentário:

  1. Um evento cultural de grande importância para todos nós, amantes da cultura, das artes e, em particular, da numismática.

    Parabéns aos que tanto se empenharam em criar essa oportunidade ímpar, reunindo neste prestigioso evento instituições nacionais e internacionais voltadas ao intelecto e ao desenvolvimento humanístico.

    Mais uma vez, parabéns a todos que, direta ou indiretamente, trabalharam para trazer ao Brasil a 23ª Conferência Internacional do ICOM.

    Sds

    ResponderExcluir