segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

ANO 2012 - Projetos e Realizações AAMV

1. AAMV - CALENDÁRIO ANUAL DO BC
Iniciamos o ano registrando nossa satisfação com o reconhecimento da importância da AAMV pela Secre/BC, responsável pela edição do Calendário do Ano 2012 que, de forma perfeita e sucinta, reescreveu a história do Museu de Valores e, destinou à nossa Associação uma página especifíca. Página em que registrou a representativa marca dos 10 anos de sua fundação; logomarca; parte de suas atribuições e objetivos e, ainda, divulgou o nosso Blog. Na oportunidade recebemos exemplares do calendário para envio aos associados não vinculados ao Banco Central.

Calendário oficial do BCB
2 . ENCONTRO DE COLECIONADORES MIRINS NO MUSEU DE VALORES
O evento fez parte das atividades da 10a. Semana Nacional de Museus e das comemorações dos 40 anos do Museu de Valores.
Período: 20 de maio de 2012
Público: Crianças e Adolescentes (menores de 18 anos)
Foram apresentadas e expostas coleções de várias modalidades, desde as tradicionais ligadas a filatelia (selos, fdc, máximos postais) e a numismática (cédulas e moedas) tivemos ainda coleções variadas e interessantes como as de Papais Noéis, dedais, bilhetes de loteria, garrafas e fichas de coca-cola,  cartões telefônicos, caixas de fósforos e de pedras preciosas.

Brindes: Foram sorteados diversos brindes (coleção de filmes, livros, cédulas e moedas) para o público infanto/juvenil, além de distribuição de guloseimas (pipoca, churros, algodão doce e balas) para todos os presentes.


3. FESTA JUNINA - ARRAIAL DO BC - 01 de junho de 2012
Mais uma vez a AAMV foi convidada à parceria com o BC-Integral, na realização da tradicional festa junina, realizada no estacionamento do BC cujo público girou em torno de 1.400 pessoas. A renda líquida ficou em R$ 4.687,70.
A exemplo da Festa de 2011 acordou-se que a arrecadação líquida da festa junina seria dividida equanimente entre uma entidade beneficiente sem fins lucrativos e a Associação. Até o encerramento do ano fiscal os recursos para doação ficaram à disposição do BC-Integral que está definindo a entidade a ser contemplada.

4. COMEMORAÇÕES DOS 40 ANOS DO MUSEU DE VALORES
Exposição:  Museu de Valores 40 Anos
Em setembro foi aberta a Exposição Comemorativa dos 40 Anos do Museu ocasião em que o Banco Central, representado pela sua alta direção rendeu justa homenagem ao nosso Sócio Honorário Santos Trigueiros, um dos idealizadores do Museu de Valores representando, na ocasião, todos os funcionários e colecionadores que levaram adiante aquele “sonho” e durante todos esses anos trabalharam para que o Museu fosse conhecido no Brasil e no Exterior.

Naquela oportunidade, a AAMV foi destacada e ressaltada a sua importância como  parceira da instituição merecendo elogios seus dirigentes e associados dignamente citados como Amigos do Museu de Valores.

4.1  Bilhete de Loteria Federal - Registra 40 Anos do MV
A Associação, através da correspondência 0001/2012, datada de 13 de fevereiro de 2012, solicitou a Caixa Econômica Federal para a divulgação nos bilhetes de Loteria Federal, à época do evento, 31 de agosto, o aniversário de 40 anos de fundação do Museu de Valores.
Bilhete de Loteria Federal - Extração 4688 - 29 de agosto de 2012

4.2 Balas Personalizadas
A Associação Amigos do Museu de Valores adquiriu 10 mil balas personalizadas com a logomarca dos 40 Anos do Museu. As balas foram distribuídas em eventos externos e aos visitantes do Museu de Valores, numa forma simples e simpática de divulgar o Museu. Foram adquiridas em abril de 2012.

5. PARCERIA AAMV e FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL
Em julho de 2012, foi firmado parceria AAMV e Fundação Banco do Brasil, para a realização de eventos com o objetivo de comemorar os 40 anos do Museu. Nesta parceria coube à Associação e ao Museu de Valores a programação, criação e execução de eventos e à Fundação Banco do Brasil a contrapartida de  realizar os contratos  com terceirizados e o devido ônus financeiro. 
6. PROJETO "ESCOLA RURAL VISITA O MUSEU DE VALORES"
Para comemorar os 40 anos do Museu de Valores, nada melhor que viabilizar a visita de alunos da rede pública, localizados na área rural do Distrito Federal. Assim foi montado o Projeto: Escola Rural Visita o Museu de Valores. Foram realizadas seis visitas ao longo dos meses de novembro a dezembro. Todas as despesas de infraestrutura: transporte, alimentação e brindes, para alunos e professores, foram custeados pelo projeto.
Foram selecionadas e convidadas quatro escolas rurais: E.C. Almécegas (regional de Braslândia), E.C. Aguilhada (São Sebastião), E.C. Cachoeirinha (São Sebastião) e E.C. Sonhem de Cima (Sobradinho). Mais de 200 pessoas (entre alunos/professores) visitaram o Museu de Valores.

No retorno para escola, previsto no projeto, os alunos tiveram a oportunidade de passar pelo Eixo Monumental e Praça dos Três Poderes quando a quase totalidade dos participantes puderam conhecer os principais pontos turísticos de Brasília, tais como Catedral, Congresso Nacional, Palácio do Planalto, Teatro Nacional e Torre da Televisão.

No âmbito do Museu de Valores, ao longo do ano tivemos vários eventos em que o nome da Associação foi citada pelos serviços prestados e pela passagem de seus dez anos de fundação. Não poderiámos deixar de classificar como o de maior relevância a nossa participação efetiva na viabilização do projeto "Escola Rural Visita o Museu de Valores", onde mais de 200 escolares rurícolas puderam conhecer o museu.

7.   5º  ENCONTRO NACIONAL DE COLECIONADORES DE BRASÍLIA
Período: 26 a 28 de outubro
Com a finalidade de divulgar a AAMV e, conseqüentemente, o Museu de Valores a Associação esteve presente ao 5º Encontro Nacional de Colecionadores, realizado em Brasília -DF - como convidada de honra da organizadora do evento: AFNB - Associação Filatélica e Numismática de Brasília. Naquela oportunidade recebemos a adesão de seis novos associados, além da venda de livros e souvenires da "Lojinha da Associação"
Participaram do evento os principais comerciantes e colecionadores da área numismática do Brasil e do colecionismo em geral.

7.1 Participantes do Encontro de Colecionadores visitam o Museu de Valores 

Brinde:  Portfólio dos doze painéis reproduzidos
 da exposição Candido Portinari - Cenas Brasileiras
Na tarde-noite do primeiro dia do Encontro, em parceria com a AFNB, a Associação levou ao Museu de Valores mais de 40 participantes, na sua grande maioria associados da AAMV,  os quais visitaram a exposição "Museu de Valores - 40 Anos", conheceram  a nossa "Lojinha" e viram funcionar a máquina de cunhar moedas da época do Cruzeiro.

O Museu de Valores além de abrir suas portas exclusivamente para atender os participantes do Encontro ofereceu coquetel receptivo e distribuição de brindes.




8. CONFRATERNIZAÇÃO: UMA NOITE NO MUSEU
Como deixar de encerrar um biênio de realizações ou, ainda, um ano de comemorações aproveitando a oportunidade de um convite de apoio e participação numa Confraternização super diferente?

Em três de dezembro foi realizada com o apoio da AAMV a 1a. Festa de Confraternização da DIREC para Dinossauros e Fraldinhas, Apesar da peça de divulgação do evento dar a entender que seria exclusivo dos funcionários (e familiares) da DIREC, a qual foi recentemente vinculado o Museu de Valores, na formalização do apoio pela AAMV, ficou acordado que a participação "na grande noite" seria estendida a todos os nossos associados bastando a respectiva adesão e compra dos respectivos convites cuja arrecadação seria a responsável pela contratação do buffet. A contrapartida da Associação foi a contratação de um DJ e sua aparelhagem de som para animar a festa.

Foi mais um evento coroado de sucesso. Onde foi mais uma vez destacado a importância de se tornar um Amigo do Museu de Valores. Durante o evento a AAMV sorteou entre os presentes dez camisas e dez bonés alusivos aos 40 Anos do MV oportunidade em que se registrou a parceria com a Fundação Banco do Brasil na concretização do Projeto "Escola Rural Visita o Museu de Valores".


Nenhum comentário:

Postar um comentário