segunda-feira, 2 de julho de 2012

Retrados da Brasilidade - Exposição Vitor Meireles e Candido Portinari


exposição: Retratos da Brasilidade
data: 3 de julho a 16 de setembro de 2012, entrada franca
local: Câmara dos Deputados - Salão Negro do Congresso Nacional
horário: 9 às 17h, todos os dias da semana (inclusive sábados, domingos e feriados)

Primeira Missa no Brasil
Vitor Meireles
Pela primeira vez em Brasília, a tela "Primeira Missa no Brasil", pintada em 1861 por Vitor Meireles, representa a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. Vitor Meireles de Lima o pintou em óleo sobre tela em Paris, durante viagem de estudos à Europa, entre 1853 e 1861.

O quadro é uma das referências nacionais quando se trata do início da colonização brasileira pelos portugueses. Reproduzida desde a sua realização, a obra se tornou ícone da história nacional, figurando em livros didáticos, cédulas de dinheiro e selos.
Descobrimento do Brasil
Portinari

A coleção "Cenas Brasileiras", pertence ao acervo do Banco Central do Brasil, formada por 12 obras de Candido Portinari: “Descobrimento do Brasil”, “Anchieta”, ‘Bandeirantes”, “Frevo”, “Bumba-Meu-Boi”, “Samba”, “Vaqueiros do Nordeste”, “Baianas”, “Garimpo em Minas Gerais (Garimpeiros)”, “Jangada do Nordeste”, “Gaúchos” e “Seringueiros”, todos marcados não só pela temática fortemente identificada com o povo brasileiro, mas também por inovações como desenho expressivo, efeitos dramáticos e uso inusitado da forma e da cor. fonte www. camara.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário