terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

€2 - Moeda Comemorativa - 10 anos de Circulação do Euro

Face comum
Diâmetro(mm): 25,75 - Peso(g): 8,50
Composição: Cupro-níquel, latão e níquel
As moedas comemorativas de  €2 são cunhadas e emitidas pelos Estados membros da Zona do Euro desde 2004, e tem curso legal em todos os seus membros. Estas moedas celebram datas comemorativas e eventos de relevância  histórica, por isso, tornaram-se peças colecionáveis em todo o mundo.

Quanto a sua concepção as moedas  têm as mesmas características, propriedades e a mesma face comum, portanto, o que as torna diferentes é o desenho comemorativo no lado nacional. Por norma, cada país membro pode emitir uma moeda comemorativa por ano, admite-se  duas emissões desde que se trate de emissão conjunta e que comemore acontecimentos relevantes em toda a Europa.
10 Anos de Circulação do Euro
Em 2012, para comemorar o décimo aniversário de circulação do euro, todos os 17 países membros deverão emitir uma moeda comum. Esta é a terceira vez que todos os países da área do euro emitem uma moeda comemorativa com o desenho comum na face nacional. A primeira vez ocorreu em março de 2007, para comemorar o 50o. aniversário do "Tratado de Roma" e, a segunda, em janeiro de 2009, para comemorar o 10o. aniversário da "União Econômica e Monetária".

O desenho da  moeda comemorativa dos "10 Anos de Circulação do Euro" foi  escolhida por concurso e votação, que teve a participação de cidadãos e residentes na área do euro.

O projeto vencedor é criação de Helmut Andexlinger - designer porifissional da Austrian Mint, que recebeu cerca de 34% dos quase 35.000 votos eletrônicos computados entre 6 a 24 de junho de 2011.

O desenho  simboliza o caminho em que o euro tornou-se um verdadeiro protagonista mundial nos últimos dez anos e a sua importância na vida do cidadão comum (representado pelas pessoas), no comércio (o barco), na indústria (a fábrica) e na energia (as usina eólicas).

Em Portugal, a Imprensa Nacional Casa da Moeda - INCM, responsável pelo Plano Numismático - 2012, prevê o lançamento desta moeda para ocorrer no mês de fevereiro (data a ser confirmada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário