domingo, 31 de julho de 2011

Memória - Exposição Museu de Valores - Brasileiros Negros

Já se vão vinte e dois anos da realização da exposição, Brasileiros Negros, onde foram selecionados uma série de objetos relacionados com à trajetória dos negros em nosso País. 
Capa do Catálogo da Exposição
Litogravura "La Cuisine à la Roça" de Victor Frond (Painel reproduzido da nota de 200 Cruzeiros )
"As peças expostas nem sempre contam uma história linear; são fragmentos do passado, testemunhos de um momento único. Esperamos que as moedas, medalhas e vales guardados há tanto tempo e com tanto cuidado, sejam capazes de transmitir  idéias e sentimentos e permitir, a quem observa, novas experiências e novos saberes."
"Procuramos também oferecer algumas indicações relativas à situação do negro no Brasil e à sua luta secular por liberdade e igualdade."
Algumas peças expostas no evento: 
Medalha Movimento Negro no Brasil
Medalha lançada em 1986, na inauguração do Memorial Zumbi, na Serra da Barriga, em Alagoas, apresenta, no anverso, esfígie de Zumbi, líder dos negros rebeldes foragidos, organizados no Quilombo de Palmares, durante o século XVII, naquela região. No reverso, alegoria do Quilombo, principal comunidade negra livre do Brasil colonial, que foi destruída por numerosas tropas sob o comando do bandeirante paulista Domingos Jorge Velho, em 1695, após muitos anos de resistência.

Medalha da Lei do Ventre Livre  - 1871
Mandada cunhar pela sociedade maçônica "O Grande Oriente do Lavradio", para comemorar a lei do "Ventre Livre". Foi dedicada, por esta sociedade, ao Visconde do Rio Branco - José Maria da Silva Paranhos - Desenho de L. Heck.
As informações e imagens  foram retiradas do catálogo do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário