terça-feira, 7 de junho de 2011

Igreja - Aldo Bonadei

Histórico:
Nessa obra, Igreja, óleo sobre tela do ano de 1955, Aldo Bonadei utiliza-se do espaço urbano (uma rua encimada por uma igreja, vista dos fundos) para desenvolver sua pesquisa cubista, reduzindo e geometrizando as formas e despojando os elementos retratados. Os três planos negros, que parecem panos de cena, situam a paisagem como se fosse vista em um cenário teatral.
IGREJA - Óleo sobre tela, 74 x 55 cm
Acervo artístico do Museu de Valores do Banco Central do Brasil
Autor:
Aldo Bonadei foi um dos mestres da segunda geração do modernismo brasileiro. Participou do grupo denominado Santa Helena, junto com Alfredo Volpi, Clóvis Graciano, Fúlvio Pennacchi e Francisco Rebolo. Era um grupo de artistas de origem modesta, composto de imigrantes ou filhos de imigrantes italianos, que se reuniam para compartilhar ateliês e retratar a cidade de São Paulo e seus arrabaldes, nas décadas de 1930 e 1940.
Bonadei, assim como Volpi, foi um dos pintores que caminhou em direção à abstração geométrica no Brasil. Nos últimos anos de sua carreira,  dedicou-se a desenvolver a herança cubista na pintura, seguindo as trilhas abertas por Cézanne e Picasso.
Coloboração: Ricardo Vieira Orsi

Nenhum comentário:

Postar um comentário