sábado, 23 de abril de 2011

Europalia Brasil - Exposição na Bélgica com peças do Museu de Valores

O Europalia é um grande festival de artes internacional realizado a cada dois anos, tanto na Bélgica como em países limítrofes (França, Alemanha, Países Baixo e Luxemburgo), para comemorar a herança cultural de um país convidado.

Desde 1969, tem se organizado o evento, nesse ano teremos a  vigésima terceira edição do festival e o Brasil é o país convidado.

O Banco Central do Brasil, através do Museu de Valores emprestará peças para exposição na Bélgica. O chefe do departamento de comunicação e representante da diretoria do Banco Nacional da Bélgica, Philippe Quintin, esteve na primeira quinzena de abril no Edifício-Sede, em Brasília, para escolher, pessoalmente, as peças que comporão a exposição temática sobre a importância do ouro na história do Brasil no Europalia Festival. 

Impressionado com o grande acervo do BC, Quintin escolheu mais de cinquenta itens, entre eles moedas de florins cunhadas no Brasil na época da invasão holandesa, lingotes de "ouro quintado" do Ciclo do Ouro em MG, moedas que representam a chegada da família real portuguesa ao Brasil, pepitas, ferramentas e materiais utilizados no Garimpo de Serra Pelada nos anos 80.

O governo belga vai custear e organizar toda a logística de deslocamento do acervo brasileiro, e conta com a colaboração do Ministério da Cultura, Ibram-Instituto Brasileiro de Museus, IPHAN, Receita Federal e outros órgãos governamentais.

Visita Quintin ao BC-Museu de Valores
Essa será a primeira ação de cooperação técnica entre o Banco Nacional da Bélgica e o BC. "Vai ser um festival enorme e organizaremos juntos a exposição sobre o ouro e o dinheiro brasileiro. É uma forma interessante para se falar da história de um país", disse o representante belga, durante encontro com servidores da Secre/Comun/Museu.

O evento vai ser realizado em Bruxelas de outubro de 2011 a  janeiro de 2012. Clique para ver mais informações sobre o museu do Banco Nacional da Bélgica e sobre o Europalia Festival.
fonte: Linha Direta - BC e Museu de Valores

Nenhum comentário:

Postar um comentário